domingo, 26 de maio de 2013

CONQUISTAS E DIFICULDADES DE SER UM ALUNO A DISTÂNCIA

Uma das conquistas em fazer um curso em EAD é a mobilidade de horário que passamos a ter, pois, nós que fazemos nosso horário de estudo.
Mas, se não estabelecemos uma horário de estudo, acumulamos os conteúdos, e em decorrência disto passamos a descumprir os prazos e cada vez mais fica difícil dar conta , e, qual solução tomar? Muitas pessoas pensam logo em desistir e desistem , perdendo assim uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimentos , trocá-los e se realizar profissionalmente.
Devemos sim, ao invés de desistir refletirmos sobre nossa vida, do que é prioridade para nós naquele momento e procurar inserir na nossa rotina diária momentos para que possamos nos dedicar ao curso e desistir? Jamais.
A segunda dificuldade enfrentada pelo curso de EAD é a mudança da sala de aula presencial para a sala de aula virtual, muitos professores e alunos não conseguem se adequar as exigências que esse novo ambiente de aprendizagem requer e não querem desapegar do modelo antigo porque tudo o que é novo nos traz estranheza e como não se quer enfrentar o desconhecido por medo ou porque se vai ter que se fazer uma rearrumação interna para se adequar, prefere-se não mudar e criticar o novo modelo é a saída.
Como bem diz Moran, “Professores e alunos precisamos estarmos atentos para valorizar as oportunidades que vamos tendo de participar de experiências significativas de ensino/aprendizagem presenciais e virtuais.”
A terceira dificuldade seria os diferentes cursos oferecidos virtualmente, deve- se ter cuidado na escolha do mesmo para não perder o foco do que se quer atingir pois, segundo Moran, “encontramos vários modelos de curso pela internet: 1) curso focado no conteúdo; 2)cursos que equilibram conteúdo e interação;e 3) cursos que focam mais a interação que o conteúdo.”
Portanto, as instituições educacionais devem procurar unir o virtual com o presencial de forma integrada para que assim haja aprendizagem satisfatória.


Bianca Mendes de Brito

Um comentário:

  1. Bianca, parabéns pelas suas reflexões e pela elaboração do BLOG.
    MHelena

    ResponderExcluir